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Sobre Boeing 787


Boeing 787 Dreamliner






Boeing 787-8 Dreamliner
Tipo Avião comercial
Fabricante Boeing
Capacidade 210 - 330 passageiros
Custo unitário 146 - 200 milhões de dólares
Comprimento 57 - 63 metros
Envergadura 52 - 63 metros
Altura 17 metros
Velocidade máxima 914 Km/h (Mach 0.85) km/h
Peso máx. decolagem 165.100 - 244.140 kg
O Boeing 787 Dreamliner é o mais recente avião comercial da construtora aeronáutica Boeing. Foi apresentado à imprensa, em Everett, WA, em 8 de julho de 2007, doze anos depois do 777. O primeiro foi entregue a ANA - All Nippon Airways em 28 de setembro de 2011, que comprou 50 unidades. No dia de seu lançamento, mais de 670 unidades já haviam sido encomendadas por 48 companhias aéreas internacionais, fazendo dele o maior sucesso comercial da indústria aeronáutica mundial em todos os tempos. Será capaz de transportar de 200 a 350 passageiros, dependendo do modelo e da configuração do interior da aeronave.
É o primeiro avião comercial a ser fabricado primariamente com material composto e fibra de carbono. Substituindo o Boeing 767 e o Boeing 757. Planejado para ser uma aeronave de longo alcance, poderá fazer voos nonstop entre cidades muito distantes, que nunca tiveram ligação direta. Prevê-se que o alcance médio do Boeing 787 seja de 6,5 mil quilômetros (modelo -3, de maior capacidade de passageiros) até 15 mil quilômetros (modelos -8 e -9).
O Boeing 787 é produzido com 50% de matérias compostos, 20% de alumínio, 15% de titânio, 10% de aço e 5 % de outros materiais. O Boeing 777 possui somente 12% de materiais compostos e 50% de alumínio. Outro fator interessante é que ele autodetecta erros e repassa imediatamente para o solo. Assim, quando o avião pousar, a equipe de manutenção saberá o que fazer nele.
Possui três motorizações - RR/GE - o alcance varia de 4.650 km (787-3) até 15.750 km (787-8), o primeiro foi desenvolvido para o mercado japonês substituindo os A300-600R, 767-200/-300 e até os 777-200 em algumas rotas.
Seu custo por milha é 12% inferior que aviões do mesmo porte e graças à sua estrutura de materiais compostos, ele pesa apenas 130 toneladas, contra 180 dos A330, que é considerado um concorrente direto. Além disso, o consumo de combustível do 787 é 20% menor que seus mais modernos concorrentes, o que tem alterado drasticamente o interesse de possíveis compradores de aviões da Airbus, em prol deste moderno lançamento da Boeing. Um Boeing 787 necessita fazer uma revisão completa a cada doze anos (um Boeing 767 precisa fazer uma revisão completa a cada seis anos).
Os bagageiros internos tem capacidade 30% maior que os atuais modelos, e ele não tem cortinas nas janelas, e sim um sistema que permite que o vidro fique escuro. Também é um avião paperless, eliminando a papelada tanto no projeto quanto no voo, utilizando o Eletronic Flight Bag da Jeppesen.


Modelo gráfico do 787.


Interior da Cabine do Boeing 787.


O 787 durante a sua primeira aparição em público.
Foi o primeiro avião desenvolvido pós-11 de setembro, daí sua necessidade de redução de custos, ecologicamente limpo e versátil. Um Boeing 787 vai levar cerca de 3 dias para ser produzido. Essa experiência de montar os aviões tão rapidamente foi testado pela Boeing primeiramente nos modelos 767 e foi adaptado do sistema japonês de montagem de carros.
O dia 21 de maio de 2009, precisamente às 9:30 am (PDT), foi marcado pela primeira partida de motor totalmente elétrica de uma aeronave comercial de grande porte. A força elétrica usada na partida dos motores RR Trent 1000 foi alimentada pelo APU (Auxiliary Power Unit) da Hamilton Sundstrand e não por meio de uma de usina. Durante a partida foram feitos vários testes em várias condições de potências para avaliar o funcionamento dos sistemas.[1]
O vôo inaugural do Boeing 787 Dreamliner, que estava previsto para Setembro de 2007, teve lugar apenas no dia 15 de Dezembro de 2009, tendo uma duração de 3 horas (3 horas menos que o planejado devido ao mau tempo). A decolagem e aterragem foram ambas realizadas no Boeing Field em Seattle, nos Estados Unidos da América.[2]
787-3 787-8 787-9
Comprimento: 57 m 57 m 63 m
Altura: 17 m 17 m 17 m
Envergadura: 52 m 60 m 63 m
Secao: 5.91 m 5.91 m 5.91 m
MTOW: 165.100 kg 219.540 kg 244.940 kg
Assentos: 290/330 - Três classes 210/250 - Três classes 250/290 - Três classes
Carga: (124.6 m³) - 28 LD3 (124.6 m³) - 28 LD3 (152.9 m³) - 36 LD3
Motores: GE GEnx ou RR Trent 1000 GE GEnx ou RR Trent 1000 GE GEnx ou RR Trent 1000
Velocidade de cruzeiro: 0,85 Mach 0,85 Mach 0,85 Mach
Autonomia: 4.650 km ou 5.650 km 14.200 km ou 15.200 km 14.800 km ou 15.750 km
Combustivel: 126.903 L 126.903 L 138.700 L
Entrada em servico: 2010 2008 2010

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

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