Você já parou para pensar nas possibilidades que o Flight Simulator oferece? Uma das coisas que considero mais interessante em um simulador, é a capacidade de se reproduzir o mundo real em toda a sua extensão, dentro dos limites naturalmente impostos por um programa deste tipo. Acho fascinante ficar sobrevoando lugares conhecidos e comparar as semelhanças entre o real e o "irreal", ou mesmo ir a lugares que nunca estive na vida real, imaginando através dos gráficos como tais lugares deve ser. Particularmente no FS2002, as possibilidades são enormes e existem surpresas que a equipe da Microsoft deixou para serem descobertas pelos curiosos. Os vôos aqui sugeridos são fruto de uma coletânea que fiz pela internet. Os créditos não me pertencem, apenas os reuni neste pequeno artigo, posto que nem todos os conhecem ainda. São vôos simples, sem mistérios, que tem por objetivo despertar sua curiosidade para as surpresas que podem ser encontradas no mundo virtual do Flight Simulator. Os usuários de outras versões do FS, tais como 98 ou 2000, poderão guiar-se pelas coordenadas dadas, para descobrir se tais cenários foram incluídos em suas versões.
Faz-se imprescindível a utilização de uma aeronave adequada a exploração de cenários. Pode-se utilizar qualquer avião leve e não tão veloz, porém recomendo um ultraleve. Trata-se da aeronave ideal, principalmente em GMAX, pois em geral não faz o frame rate cair muito, não requer muita perícia para voar, é lenta, é manobrável e pousa em qualquer lugar. Eu particularmente, uso uma asa voadora COSMOS STRIKE, que baixei do FS PLANET (www.fsplanet.com). Para os apressados, darei sempre as coordenadas em primeiro lugar. Porém o prazer está em navegar até o objetivo.
O BALÃO GIGANTE (coordenadas N24* 41.96 / W81* 30.93, rumo sul, nível de vôo 140) - No sul da Flórida, em Key West, existe um balão metereológico chamado pelos americanos de "Fat Albert". Existem várias maneiras de chegar até ele, porém tudo depende da sua aeronave. Se for usar um ultraleve ou um monomotor leve (Cessna 152, 182, etc), vá para o aeroporto de Summerland (ICAO X20), cabeceira 30. A PISTA É CURTA (2394 PÉS) E MUITO, MAS MUITO ESTREITA! Antes mesmo da decolagem, você poderá ver ao longe o balão. Na realidade, se você decolar e permanecer no rumo, irá direto ao cabo que o sustenta. Aí começam as dificuldades, pois será uma proeza ir até o nível 140 com um ultraleve. Com o Cesninha também não será muito rápido, mas perfeitamente possível. Outra possibilidade é o aeroporto (ICAO) TX1, outra pista pequena.
Agora se você deseja visitar o balão com uma aeronave de melhor performance, então inicie o seu vôo da Base de Key West (KNQX), cabeceira 07, pista de 10.000 pés, rumo 060. Lembre-se de preferencialmente selecionar um tempo claro, com pouca nebulosidade.
O BALÃO DE AR QUENTE (coordenadas N47* 56.93 / W122* 26.94, 1100 pés, rumo aproximado 164) - Este balão multicolorido fica no estado de Washington. No meio de uma floresta, existe um aeródromo chamado WHIDBEY (ICAO W10), cuja pista é 6 pés maior que a anterior e tão estreita quanto. Vá para a cabeceira 15 e decole. Ainda durante a corrida para decolagem, você já poderá vê-lo ao longe. Mantenha-se em torno de 1100 pés.
A PISTA DE FÓRMULA MUNDIAL - Você já deve ter notado que todos os anos a Fórmula Mundial, em sua etapa de Cleveland, ocorre em um aeroporto. Pois é, vamos visitá-lo. Primeiramente vá para o aeroporto Cleveland Hopkins Int. (KCLE), em qualquer das duas cabeceiras 05. Decole, subindo para algo em torno de 3.000 pés, mantendo o rumo após a decolagem, por mais ou menos 8 milhas. Ao longe você verá um aeroporto com uma semelhança muito grande a Meigs Field, incluindo-se um grupo de prédios a sua direita, porém com duas pistas paralelas. Trata-se de Burk Lakefront (KBKL). Observe do alto sua geografia e os detalhes que podem ser notados quando da realização da corrida. Se resolver aproximar-se direto para pouso, há um estádio um pouco à direita, quando estiver na final normal, que parece ser de futebol americano.
4 DE JULHO - Esta é fácil. Vá até o Ronald Reagan Washington (KDCA), cabeceira 01, 21:59h , dia 4 de julho de qualquer ano. Não precisa nem decolar, pois da cabeceira você já verá o monumento em frente à casa branca. Às 10h em ponto começa a queima de fogos.
AURORA BOREAU - Relutei bastante antes de divulgar esta dica, pois nem sempre é possível ver a aurora. Acredito que este efeito possa ser visto em vários lugares, porém só tentei em Sachs harbour/Canadá (CYSY). Algumas vezes é preciso ser persistente para poder ver a aurora, porém não desista: ELA ESTÁ LÁ! Leve seu avião para o aeroporto já citado. Na opção "Word", selecione "time&season" com as seguintes opções: winter, dusk, 15:35h aproximadamente. Boa sorte.
HONG KONG - Na vida real, Hong Kong deve ser um lugar fantástico em termos de geografia. Algo assim como o Rio de Janeiro. No Flight Simulator 2002, é bárbaro. Não há segredos neste vôo. Simplesmente escolha um dos aeroportos locais e observe a paisagem já após a decolagem. Ainda na pista, caso esteja no Hong Kong Int., pista 07L, observe os morros ao longe, cercando o campo à frente e a direita. Atrás de você, um pecado: uma antena (ILS?) bem no eixo de aproximação. Observe também a arquitetura do aeroporto e as torres, uma beleza. Após a decolagem, siga em frente, paralelo as estradas que margeiam ambos os lados da baía até alcançar a ponte, que parece sair de um túnel escavado na montanha. Neste momento você já deverá estar ao alcance visual do centro da cidade, um pouco à direita. Continue no rumo o quanto puder. Quando estiver alcançando os morros que existem bem à frente, então é hora de virar para 120 graus, para um toque e arremetida no antigo aeroporto Kai Tak, ora desativado. Após o toque, suba até 2000 pés e, ainda durante a subida, curve à direita, para aproximadamente 270 graus, de forma que você passe exatamente sobre os prédios do outro lado da baía. Fique atento, pois lá estão os edifícios da OLIMPUS, KAL e PHILIPS, enfileirados, alem de muitos outros com uma arquitetura muito bonita, tais como o do HSBC (é impossível não diferenciá-lo dos demais). Neste momento, se você fez tudo certo, então estará em direção a uma ilhota no meio da baía. Hora de tomar o rumo 250 graus, em direção a Macau. Ajuste a sua aproximação para a pista 34, (ILS 109,70) e bom pouso. A propósito, gostaria de saber porque o ILS 111,70 a partir do VOR ZAO está defasado em relação ao eixo da pista?
GEISER - Este é difícil de achar, mas não impossível. Decole de Yellowstone (KWYS) e, usando o GPS ou as coordenadas que aparecem na tela (Shift + Z), voe até o seguinte ponto: N44*27.44 W110*49.38. tente usar sua aeronave para aterrisar e parar exatamente neste ponto, com a proa 140. Bem a sua frente há um pequeno monte que a intervalos regulares solta uma coluna de água. Tente localizá-lo do alto...
OS NAVIOS-AERÓDROMOS - Existem 4 porta-aviões no FS2K2. São fáceis de achar.
- USS CARL VINSON - CVN 70: Decole do Honolulu Int., mantenha 2000 pés e sintonize o VOR de Lanai (117.70). Bloqueie e tome a proa 133 por aproximadamente 24 milhas. Ele está acompanhado de 4 cruzadores. Seu ILS opera em 110.30 e suas coordenadas exatas são N20*24.68 / W156*4053.
- USS GEORGE WASHINGTON - CVN 63: Decolando do mesmo aeroporto de Honolulu, você poderá ver o USS George Washington no estaleiro. Decole da pista 08, curve a direita para bloquear a torre a aproximadamente 700 pés, no rumo 330. Você logo o verá, praticamente encalhado em uma praia. Note que todos os seus elevadores do lado direito estão na posição inferior. Quando do bloqueio, se você fizer uma curva de mais ou menos 90 graus à esquerda, poderá dar um toque em Ford Island. Observe a sua esquerda o monumento ao encouraçado Arizona.
- USS ABRAÃO LINCOLN - CVN 72: Na costa oeste também temos um grupo tarefa (1 porta-aviões e 4 cruzadores). Vá para o San Diego International-Lindbergh, qualquer das pistas. Sintonize o VOR 117.00 e faça o bloqueio. Siga então o rumo S por 10 milhas. Não há o que errar. Quer mais moleza? Então decole da cabeceira 18 do aeródromo North Island (KNZY) e siga em frente. Observe também as duas ilhotas nas proximidades da esquadra.Detalhe, não deixe de visitar a cidade. Na baía próxima ao aeroporto citado, há um barco da Guarda Costeira nas coordenadas N32*43.49 / W117*10.97 e um navio de passageiros em N32*43.11 / W117*10.37. Há também alguma coisa parecida com uma montanha russa, nas coordenadas N32*46.34 / W117*14.97.
USS CONSTELLATION - CVN 64: Ao largo da baía de São Francisco está o último dos navios aeródromos que conheço no cenário original do FS2K2. Vou direto ao assunto. Decole da pista 26 do São Francisco International (KSFO). Siga o rumo de decolagem por 13 milhas e... Bingo! Sozinho e ancorado. Não deixem de visitar a ponte e dar uma passada por Alcatraz.
Postado por Juliano.
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